sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lembranças de neve.

       Fiquei assustada quando fiz as contas. Dois anos e seis meses, eu era quase um bebê! Mas lembro tão bem que posso contar cada detalhe. Meus tios fazendo boneco de neve em cima do Corcel vermelho do meu pai. Aquela coisa geladinha caindo sobre meu nariz. Minha vó estendendo um tapete no gramado para neve cair e ficar limpinha e eu poder brincar...Eu e a Cris, que saudade me deu da Cristiane!
       Eu adorava a Cris, era minha companheira, com ela passava tardes e tardes cortando bonequinhas de papel, brincando de equilibrista em cima do muro ou nadando no tanquinho destinado à carpas e tartarugas no jardim de inverno da minha avó.
     Quando a neve cobriu todo o tapete, meio sem saber como brincar com a novidade, fomos fazendo castelinhos como na areia da praia. Delícia de brincadeira! Até que meus pes começaram a amortecer, e doíam tanto, tanto que eu já não podia andar. A Cris, assustada me levou para minha avó:
- Mãe, a Desi tá chorando de dor nos pés, acho que foi a neve que machucou os pes dela!
Então minha avó me colocou sobre o balcão da cozinha, ligou um aquecedor que era acoplado num liquinho e deixou meus pés esquentando enquanto forrava minha botinha de couro com jornal.
- É a umidade que faz congelar, vocês podem brincar mas precisam cuidar para manter o corpo todo seco, e agora quero que corram pela casa, até os pés voltarem a temperatura normal...depois podem brincar na neve.
     Gostaria que alguém tivesse filmado, provavelmente a neve pegou meu pai e avô desprevenidos...tiraram muitas fotos, mas só tenho em slides, acho que era moda na época, fazer slide de tudo...depois passar para as visitas, nas tardes de domingo, junto com as projeções de Super8. Salvamos alguns desses filmes, que meu pai passou para fitas de vídeo e depois para DVD. Coisa linda de ver, todo mundo cabeludo, usando boca de sino! Sem contar as grandes aventuras...meu pai, avô, primos, voando nos Auto Giros, engenhocas construidas por eles mesmos, que voavam milagrosamente depois de serem puxadas com uma corda amarrada ao carro. Tenho algumas imagens sensacionais feitas no Autódromo de Pinhais.
    Mas voltando a neve,tudo isso foi porque acabei de ler na internet, uma previsão de neve para Curitiba, na próxima quarta-feira. Acho que seria maravilhoso, depois de trinta e oito anos ver neve em Curitiba. Sabe aquele gostinho de infância? De vontade de sentar no colinho da minha avó, rir dos "causos" do meu avô, de comer uma lata cheia de botão de rosa e escorregar de meias no piso encerado... Acho que só me sobrou, fazer os botões de rosa e comer assistindo esses filmes dos anos 70. E torcer para que pelo menos uma vez na vida tenham acertado na previsão.

http://www.bandab.com.br/jornalismo/instituto-surpreende-e-preve-neve-para-curitiba-na-quarta-feira/



Dedico aos meus queridos avós: Azaury Marés de Souza, Ione Riesemberg Costa. E também em memória da querida (tia adotiva) Cristiane Costa de Souza.

2 comentários:

  1. Cheguei alguns anos depois de você. Mas lembro de muitos detalhes da minha infância, da família na casa da vó. Tenho uma foto, vestido de quase um "xerife", de pijama, no seu colo, nos degraus da porta da casa da vó. Acho que eu tinha, no máximo, 3 anos. Vou tentar digitalizar e te mando. Tenho muitas fotos de algumas festas de Natal que fazíamos. Só que quero ver os filmes que vc tem... hahahaha... Precisamos dar um jeito de passar para DVD.

    ResponderExcluir
  2. É super curto mas você vai adorar!!! Tem tua mãe grávida de você!! Criança mesmo só aparece eu, a Cris e a Dani. Vou fazer uma cópia( O filme já está em DVD), te mando pelo correio...Quero ver essa foto! Bjs!

    ResponderExcluir