sábado, 2 de janeiro de 2021

Tudo pode acontecer, parte 8. A casa.

 - Que casa incrível! Incrivelmente incrível!!!! Eu adoro essas coisas antigas... Que coisa linda esta lamparina!!! O que vai nela? Querosene?

-Oléo. Qualquer óleo ou gordura de cozinha. Também acho linda. Vem ver essa máquina de costura que era da minha avó.

-Maravilhosa!!! Parece que cada cantinho desta casa esconde um encanto! Estou apaixonada por esta casa... Posso morar aqui com você?

- Ah, Suzana, cuidado com as coisas que deseja... Quer ser a rainha deste meu castelo? 

- Bobo! Mas, olha. Não sei o que você cozinhou, está cheirando muito bem!!! 

- Não fiz nada demais. Não sou bom cozinheiro... Coloquei uma carninha pra assar no forno, fiz uma saladinha de palmito e tomate e uns pãezinhos de alho. Você gosta de pão de alho? 

- Gosto sim, Guty! Não existe nada que eu não goste ou não coma... Tenho uma relação com a comida de amor e ódio... Quando era criança, comer era uma tortura, eu odiava tudo, as refeições eram um inferno na minha casa... Acho que eu tinha algo como anorexia, algo assim...

Aí, aprendi a cozinhar aos 12 anos. Virei vegetariana. Até uns 18 anos, quando teve aquele episódio do Churrasco que você bem conhece. Uns anos atrás, tentei ser vegana, aí conheci o dentista. Lembra dele? O teu antigo vizinho. Não tinha como resistir ao churrasco na casa dele, todo dia... Desisti mais uma vez. Em definitivo, acredito! Hoje sou uma apreciadora de aromas, temperos... Comecei a engordar, pode parecer bobagem, mas acho que minha alimentação reflete minhas condições emocionais. Agora, neste momento, estou completamente equilibrada. Fazendo escolhas certas, me alimentando com cuidado.

- Então vem aqui, vou te mostrar minha cozinha, você vai amar!

Suzana entrou admirada na cozinha, que apesar de ter recursos modernos, mantinha ainda um antigo fogão a lenha com forno, uma torneira que bombeava a água do poço e diversos utensílios domésticos antigos como moedores de café, carne... Cilindros de massas, pilão...

Um museu em forma de cozinha. 

- Tá vendo isso aqui? É um torrador de café, lá atrás no quintal tem ainda uns 10 pés de café. Meu avô trouxe as mudas do sítio onde nasceu. Ele cultivava seu próprio café, torrava, moía. Tinha um galinheiro tb, pés de fruta, Horta.

Era uma casa quase auto suficiente. O que pretendo a tornar novamente, estou vendo um sistema de energia solar, aqui ó, no fogão a lenha, tem uma coisa chamada serpentina. Quando acende o fogão, igual agora que a carne tá assando no forno, aquece a água que vai pro chuveiro aqui de baixo, onde tem uma banheira antiga, tipo a tua, do teu apartamento. Lá em cima, meu pai fez dois  banheiros mais modernos quando reformou a casa. Ele não era muito chegado em antiguidades. Mas a parte de baixo, minha avó nunca deixou modificar. Na cozinha dela, quem mandava era ela... Eu troquei só a instalação elétrica, pra ligar o microondas e as máquinas de lavar roupas e louça. De resto, é tudo original.

Olha, acho que nossa carne está boa já!

- Eu estava pensando, você vai se casar, logo terá uns Gutyzinhos correndo por esse quintal... Sabe, meus sobrinhos, minhas afilhadas estão todos moços. Tenho saudades de bebês... Espero que tua noiva goste de mim, que se torne minha amiga. Não queria perder tua amizade, meus pais faleceram, minha irmã tem a vida dela, a Ana também, ainda mais agora morando fora do país.  Minhas outras amigas tão viradas numas velhas acomodadas, eu adoraria poder conviver com teus filhos, continuar fazendo parte da tua vida, eu sei que muitas coisas não serão igual, mas não queria te perder, gosto muito de você, Gutierrez!

- Que conversa sem cabimento. Eu fui teu empregado, virei teu sócio, teu amante, teu confidente, teu amigo... Não vou desistir da nossa sociedade. Eu nunca tive nada na vida, era um cara simples, pobre, metido em confusões... Que ganhava meu dinheiro por ser forte e saber manejar uma arma. Você me deu possibilidades, me fez crescer, enriquecer até... Esta casa por exemplo, eu comprei a parte dos meus irmãos e primos... Ali, a vista. Com dinheiro limpo, até impostos eu paguei. Além da tua amizade, sou  grato a você, muito além disso, eu te amo Suzana, te amo muito!

- Ah, Guty, obrigada, também te amo muito meu amigo! Você é o melhor amigo que eu poderia ter!!!

- Ah, doutora!!! Tenho dificuldades de me fazer entender. Nem sei o que falar. Bora comer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário